O Sinal de Sua Vinda

GT-SepOct16

Aproximadamente dois milênios se passaram desde que o Deus encarnado subiu da Terra para se sentar à mão direita do Pai. Os mensageiros em vestuário branco proclamaram as maravilhosas novas: “Este Jesus… há de vir assim da mesma como para o céu o vistes ir” (Atos 1:10 -11).  “A promessa de Sua vinda” permanece inabalável e verdadeira, apesar de todos os escarnecedores. Jesus Cristo certamente aparecerá uma segunda vez tomando vingança com fogo sobre todos os pecadores (2 Tessalonicenses 1: 7-8) e dissolver o universo. A ocasião do segundo e último advento de Cristo selará irrevogavelmente o destino eterno de cada pessoa viva. A importância do Último Grande Dia não pode ser superestimada.

As escrituras afirmam claramente que nenhum homem conhece o dia nem a hora de Sua vinda. Todos os que predizem isso, fazem isso em oposição direta à Palavra de Deus. No entanto, as escrituras falam de “conhecer o tempo” e saber que a Sua vinda está próxima. Deus não está disposto a que qualquer pessoa pereça. Na terna misericórdia, Ele “não se deixou a si mesmo sem testemunho”. Com profunda preocupação pelo eterno bem – estar de Sua criação, Deus dá um sinal de Sua vinda. O objetivo deste sinal, como o de muitos sinais físicos, é proclamar o que o ocorre e alertar sobre sua vinda iminente.

Uma verdadeira exegese de Mateus 24 exige a compreensão de que no versículo 3 deste capítulo, os discípulos de Cristo fizeram três perguntas distintas. Uma delas é: “Que sinal haverá da tua vinda?” Jesus então começa a responder as três dessas perguntas ao longo do capítulo. No versículo 30, ele começa a abordar o sinal de Sua vinda e prediz a vinda e a aparição Dele mesmo no Último Grande Dia. Então, no versículo 31, ele conta detalhadamente o conteúdo do próprio sinal.

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem”. Isto não indica os céus físicos nem a morada celestial de Deus, mas sim o reino espiritual onde os acontecimentos espirituais se passam. Este “céu” é sinônimo dos “lugares celestiais” de Efésios 6:12 e dos “lugares celestiais” de Efésios 2: 6 e 3:10. Sendo que este sinal aparecerá no céu, está implícito que sua natureza é espiritual e não discernível por homens de mentes carnais.

“Ele [Cristo] enviará os seus anjos [grego: mensageiros] com rijo clamor de trombeta” – a mensagem evangélica de despertar, aviso e alarme (Isaías 58: 1). Esses mensageiros enviados por Deus (Seus ministros) irão então reunir num único corpo (João 11:52), os eleitos de Deus, a saber, todos os Seus filhos redimidos. Em Mateus 24:31 diz: “de uma [espiritual] à outra extremidade dos céus”, indica a universalidade desta reunião (Efésios 1:10).

Deus poderia ter permitido que este mundo perverso “envolvido em sono” para continuasse no sono pecaminoso, e fosse despertado somente em horror do som da última trombeta. Nesse ponto, no entanto, toda esperança de arrependimento será absolutamente excluída. Deus pretendia que, por meio da explosão penetrante da verdadeira pregação e da unificação resultante de todos os santos, as massas apáticas deveriam perceber que a sua terrível vinda está “próxima, às portas”. Com esta percepção impressionante sobre eles, através da convicção do Poder do Espírito Santo, eles deveriam cair de joelhos e implorar o perdão dos pecados, antes daquele dia os alcançar em sua iniqüidade e pronunciar sua perdição.

O grave fato é que estamos atualmente vivendo e testemunhando o cumprimento direto de Mateus 24:31. Deus providenciou um ministério celestial que é divinamente comissionado para sair e proclamar os julgamentos de Deus sobre toda a injustiça, incluindo o pecado do sectárismo religioso. Não parece que nada tenha feito mais para desonrar o nome de Deus do que as chamadas igrejas — divididas e fragmentadas e não remotamente semelhantes à “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga nem coisa semelhante (Efésios 5:27 ). Com o coração sobrecarregado, Cristo orou ao Pai fervorosamente, “para que todos sejam um … para que o mundo creia”. (João 17:21). Oh, que motivo! Jesus sabia que o mundo precisava ver a reunião / unidade do povo de Deus para se arrepender de seus pecados.

Ficamos admirados quando vemos Deus, através da instrumentalidade de Seus mensageiros, “vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião!” (Jeremias 3:14) Nossos corações se emocionam com o som da grande trombeta que quebrou o horrível silêncio da apostasia e do compromisso. Com uma convicção solene, percebemos que Deus está vindo, sim, vindo rapidamente. Com crescente urgência, observamos o sinal de Sua vinda, já que o sinal é a evidência clara de que vivemos no tempo do fim. A mensagem da hora é: “Aí vem o esposo!” Tudo o que desejamos fazer por nossas próprias almas ou as almas dos outros deve ser feito rapidamente porque o sinal o proclama perto.

Este sinal deve preceder a vinda de Deus, pois não haverá oportunidade para sua realização no Último Dia. Naquele dia, os mensageiros não terão que localizar e reunir os santos, pois serão “arrebatados” de onde quer que estejam “para encontrarem o Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:17). No retorno de Cristo, os céus físicos e o planeta Terra irrompem em chamas, destruindo tempo e lugar para uma reunião naquele dia (2 Pedro 3:12). A reunião é AGORA!

Nós testemunhamos uma enorme variedade de equívocos e expectativas errantes sobre sinais. Mesmo quando Jesus andava por esta terra, os homens de mente carnal — embora muito religiosos — exigiam sinais Dele, sendo que Ele próprio era o “Sinal que é contraditado”! É surpreendente que, no capítulo que diretamente fala do relato do milagre de alimentar a quatro mil pessoas, os fariseus e saduceus pediram um sinal. (Mateus 16: 1) Que evidência de enorme inteireza espiritual — ternura deliberada. Antes de Jesus se afastar, deixando-os “sem sinal”, prometeu um sinal — o de Jonas. O único sinal que Deus deu aos ninivitas era o de um homem andando pelas ruas, pregando o julgamento de Deus. Para os judeus que exigiam um sinal, Paulo teve uma resposta — pregação (1 Cor. 1: 22-23). Da mesma forma, a pregação do evangelho eterno e seus efeitos, são o sinal pelo qual Deus agora escolheu convencer os homens de Sua próxima vinda. Aqueles que desconsideradamente procuram “outros” sinais não acreditam “ainda que algum dos mortos ressuscite” (Lucas 16:31). Jesus chamou aqueles que rejeitaram o sinal óbvio e exigiram outros de hipócritas, maus e adúlteros.

Caro leitor, você não pode discernir os sinais dos tempos? Qualquer coisa poderia ser mais espetacular do que o trabalho presente de Deus, ou seja, a reunião de Seu povo e a restauração de Sua igreja? Mesmo que, por nenhuma outra razão, imploramos a você, “crede, ao menos, por causa das mesmas obras”.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário