Existe Vida Depois Da Morte?

Irmã Kara Braun

Nenhum de nós está ficando aqui para sempre. Não importa quão forte nos sentimos ou quão cheios de esperança e vida, sabemos que um dia devemos deixar esta terra. Talvez vivamos mais alguns anos, talvez a gente envelheça, mas e depois? A medicina encontrou maneiras de prolongar a vida temporariamente, porém, mais cedo ou mais tarde, todo mundo morre. Entre em um cemitério e observe as filas de túmulos silenciosos. Leia as datas em cada lápide e imagine a história que cada um tem. Cada indivíduo deitado lá era uma vez tão vivo quanto você e eu. Pessoa após pessoa veio a este mundo. Eles experimentaram as mesmas alegrias e as mesmas provações que experimentamos. Eles sonharam, amaram, trabalharam e sofreram. Talvez eles fossem casados ​​e tivessem uma família, talvez tenham tornado-se bem-sucedidos em negócios ou talvez tenham realizado algum serviço no mundo. Alguns ficaram mais tempo e alguns por mais tempo. Mas cada vida chegou ao fim. Seus dias foram cumpridos e eles tiveram que ir. O que quer que tivessem construído aqui, deixaram para sempre para trás. Tão certamente quanto eles passaram, certamente nós também devemos ir. Mas ir aonde? O que nos acontecerá depois de deixarmos este reino da existência mortal?

Dentro de cada pessoa existe uma alma que nunca morre. Quando Deus criou o homem, Ele emoldurou seu corpo do pó da terra; mas Ele soprou em sua vida a partir do seu próprio eu eterno. As escrituras dizem que “o homem se tornou alma vivente” (Gên. 2: 7). Aquela alma era imortal. Estava destinada a viver em algum lugar através de eras eternas.

Descrevendo a morte de Raquel, a Bíblia nos diz que “saindo-se-lhe a alma” (Gênesis 35:18), sugerindo que ela foi para algum lugar. Antes de Jesus morrer, Ele disse ao ladrão que estava ao seu lado que eles se encontrariam novamente naquele dia no Paraíso. Independentemente do que os materialistas possam negar, a Palavra de Deus ensina claramente uma existência consciente depois desta vida.

Nossas próprias consciências estão conscientes de uma realidade que existe além da experiência de nossos sentidos físicos. Sabemos que existem poderes sobrenaturais que operam em nosso pensamento. Temos um amplo testemunho de pessoas que se deparam com um mundo sobrenatural — uma realidade além dessa vida. Alguns, antes de expirarem, deram descrições do que viram. Em casos raros, as pessoas realmente morreram e, sendo ressuscitadas, descreveram conscientemente deixar seus corpos e experimentar coisas em outro lugar que seria impossível descrever ou experimentar aqui na Terra. O apóstolo Paulo é um exemplo escriturístico de alguém que foi arrebatado para o Paraíso, onde Ele ouviu e testemunhou coisas que ele não podia proferir humanamente.

A Escritura nos ensina que a eternidade é um lugar onde seremos recompensados pelos atos feitos nesta vida. Aqueles que pecaram contra o seu Criador e não obtiveram perdão serão separados para sempre de Deus e sofrerão a Sua vingança eterna no inferno. Mas aqueles que através do sangue de Jesus tiveram seus pecados perdoados, viveram para Deus em obediência à Sua vontade e mantiveram um relacionamento claro com Ele, serão recompensados com o descanso eterno na presença do Senhor. “Não erreis, advertiu o apóstolo Paulo, “Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6: 7). Tão certamente quanto a semente que colocamos no solo hoje produzirá uma colheita nos próximos dias, assim, certamente, cada ação que fizermos e cada palavra que dissermos agora terá sua consequência eterna. As decisões que às vezes tomamos de maneira tão descuidada terão efeitos mais duradouros do que imaginamos. É apenas uma vida curta de semeadura. Será uma eternidade de colheita.

O céu e o inferno são mais reais que esta terra que conhecemos. Paulo fala de coisas vistas agora através de um espelho sombriamente, mas um dia face a face (1 Cor. 13:12). A eternidade não é uma existência sonhadora em relação a esta vida, mas esta vida é um sonho em relação à eternidade. Quando acordamos nesse outro mundo, podemos esperar uma consciência aguçada e uma sensação de estarmos muito mais vivos do que jamais estivemos na Terra. Livres desses corpos de barro, os sentidos de nosso espírito serão mais aguçados e experimentarão mais plenamente do que é possível na terra a glória ou o tormento que nos espera.

A eternidade é a parte longa de nossa existência. É ilimitada, não medida pelo tempo. Considere a palavra para sempre — ilimitada, interminável. Quando a eternidade tiver durado incontáveis eras, ela ainda terá apenas começado. Nós facilmente nos concentramos nas alegrias e tristezas desta vida, mas devemos nos concentrar na vida além. Que dor ou prazer sentimos aqui é temporal. No seu mais longo tempo, ele irá passar em breve. O que está à nossa frente é eterno. Nunca, nunca terminará. O maior preço que teríamos que pagar agora para estar certo com Deus é apenas um pequeno preço à luz da eternidade. Esta vida é apenas uma preparação; a eternidade é a vida que conta.

Share this post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe um comentário