A Igreja inconquistável

the-church-unconquerable-image

As palavras deixaram uma profunda impressão em Mateus. Talvez tenha sido a maneira como Seus olhos haviam traspassado os dos discípulos enquanto Ele falava. Ou possivelmente, era a profunda convicção que podia ser sentida na voz de Jesus. Independentemente disso, já haviam passado anos desde que as palavras foram ditas e, mesmo assim, Mateus ainda podia ouvi-las distintamente. “E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. – Mateus 16:18

As palavras de promessa de Cristo têm trazido conforto e esperança a Seus santos ao longo da história. Muitos lutaram corajosamente e sacrificaram muito para ver a igreja prevalecer. Mas não é só o cristão que nunca foi capaz de esquecer as palavras de Jesus.

Satanás tomou nota de Suas palavras e procedeu a esquemas para provar que Ele estava errado. Mais de dois mil anos se passaram e as hostes do inferno ainda estão ocupadas com a tentativa de derrubar o reino que Jesus Cristo estabeleceu.

Em Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os que estavam na sala superior, Jesus deu dons aos homens. Ele deu alguns como apóstolos, outros como profetas, e ainda outros como evangelistas, pastores e mestres (Efésios 4:8, 11-12). A igreja foi edificada. Logo nasceram os convertidos e o Senhor acrescentou diariamente à igreja. Mas Satanás estava pronto para devorar os jovens convertidos (Apocalipse 12:4). Ele reuniu os governantes judeus, o império romano e os adeptos do paganismo, e lutou contra a igreja com todas as suas forças (Atos 4:26-27).

O apedrejamento de Estevão marcou apenas o início do que os cristãos suportariam por sua fé. Por muitos anos, os filhos de Deus sofreram perseguições. Muitos cristãos reuniram sua família para fugir das crueldades que de outra forma os aguardavam. Muitos outros sofreram torturas inimagináveis e ainda assim permaneceram fiéis ao Salvador. Mas, embora todos os poderes de Roma tenham lutado contra o cristianismo, a igreja só cresceu em número e força. E assim como Daniel havia previsto centenas de anos antes (Daniel 2:44), o império romano caiu, mesmo quando o reino de Deus triunfou e se espalhou por todas as partes do mundo conhecido.

Mas Satanás se recusou a aceitar a derrota. Desde aquele tempo, Satanás continuou a inventar milhares de métodos para tentar esmagar a igreja. Quando os apóstolos deixaram este mundo, um a um, e os lobos cruéis entraram, Satanás se alegrou. Muitas pobres almas sofreram durante a Idade Média, lutando contra a ignorância, a falsidade e a falsificação do cristianismo. As doutrinas falsas se multiplicaram através dos anos, espalhando-se e crescendo, até que as verdadeiras doutrinas de Cristo foram desafiadas pela contradição e pelo ceticismo. Os falsos pastores dispersaram as ovelhas em inúmeras denominações. E Satanás cresceu com esperança.

Mas todas as vitórias que Satanás pensou ter conquistado foram apenas uma miragem. Em todas as batalhas, Deus foi o conquistador. Embora onda após onda de oposição, perseguição, heresia e divisão tenham sido vencidas contra a igreja, ela ainda permanece inconquistável. Jesus Cristo prometeu que edificaria sua igreja sobre uma rocha. E como as ondas do oceano podem bater

incessantemente nas rochas sem que elas se movam, assim a igreja tem resistido a todas as ondas que bateram contra ela através do tempo.

O cavaleiro branco, que virou o mundo de cabeça para baixo e conquistou todos os Seus inimigos nos primeiros dias do Evangelho, ainda hoje cavalga (Apocalipse 19:11)! Atrás dele, a igreja se une a Ele na batalha mais quente que ela ainda teve que enfrentar. Em um último esforço para destruir a igreja, Satanás está atualmente reunindo todas as forças do mal contra a noiva de Cristo. Falsa religião, ceticismo, humanismo, paganismo reavivado, cristianismo falsificado – estas são apenas uma amostra das armas do arsenal de Satanás. Ele luta desesperadamente, como um homem que sabe que o relógio está correndo e que o tempo está se esgotando. Às vezes seus ataques vêm de fora; outras vezes vêm de dentro.

Mas assim como ele foi forçado a perceber a futilidade de guardar a sepultura do Filho de Deus, assim ele é obrigado a descobrir a futilidade de seus esforços atuais. Os apóstolos atuais e destemidos estão mais equipados do que nunca para lutar pela fé, uma vez entregue aos santos. Os santos, puros e santos, mesmo neste mundo atual, trabalham juntos em perfeita harmonia.

A igreja, ferozmente atacada durante milênios, está preparada para o retorno de Cristo em breve. E quando Ele vier, achará Sua igreja gloriosa, sem mancha ou ruga, como prometeu. E o próprio Satanás será forçado a reconhecer que, de fato, as portas do inferno não poderiam prevalecer contra a igreja de Deus.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário