7 Selos e Trombetas—Apocalipse Exposto Parte 1

Você sabia?

70 d.C: O templo judaico em Jerusalém foi destruído pelos romanos sob Tito. Nunca foi reconstruído.

95 d.C: O imperador Domiciano (81-96 dC) exilou o Apóstolo João em Patmos por volta de 95 dC. O Imperador Nerva o libertou por volta de 96 d.C

117 d.C: Sob Trajano (98-117 dC), o Império Romano alcançou sua maior extensão.

Introdução

Para um idoso e exilado Apóstolo, em uma ilha solitária no Mar Egeu, grandes mistérios são revelados. E de acordo com o mandamento de Deus, essas visões eram apontadas pela mão do Apóstolo João, quando ele as olhava. Embora sejam um mistério para a maioria, Deus revelou essas coisas para que Seus verdadeiros Apóstolos e Profetas as entendessem.

Esta mensagem profética de Deus é dirigida à igreja do Novo Testamento. Jesus falou em parábolas “Porque a vós é dado (Seus santos verdadeiros) conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.” Mateus 13:11, 13.

Enquanto aqueles que estão fora das noções de guerras e monstros literais, marcas temíveis e eventos catastróficos, o povo de Deus é feito sábio para discernir tanto os sinais dos tempos como os inimigos da igreja. Expresso em linguagem simbólica, este livro profético do Apocalipse é como uma imagem ilustrada diante de nós. Esta imagem nos leva através da história da igreja através do dia do Evangelho – desde o tempo da manhã da igreja do Novo Testamento até a segunda e final vinda de Jesus Cristo no Grande Dia Final.

Ninguém pode ter uma visão verdadeira da Igreja de Deus sem a devida visão de seus inimigos, conforme revelado no livro do Apocalipse. Ninguém pode efetivamente combater a guerra espiritual se não puder discernir o inimigo e reconhecer suas maquinações.

Desde a posição vantajosa deste último tempo, olhamos para trás e vemos que as profecias foram cumpridas; olhamos para a história da igreja e ficamos maravilhados com a forma como nosso Deus onisciente revelou a história de aproximadamente dois mil anos com algumas imagens simbólicas. Quão grande é o nosso Deus e quão verdadeiras são Suas profecias!

Se Deus permitir, esperamos publicar uma série em várias das próximas edições da Trombeta Evangélica, cobrindo os sete selos e as sete trombetas do Apocalipse.

O Apocalipse foi escrito com a intenção de desenhar um retrato de Cristo e da Igreja durante todo o dia do Evangelho que poderíamos ver em nossas mentes e manter em nossos corações. Esta foi uma profecia do que aconteceria centenas de anos depois. Para nós, essas profecias são principalmente história.

A Igreja de Deus é uma Igreja gloriosa. É importante ver a Igreja no Espírito, e sem uma compreensão do Apocalipse, não se pode ter uma visão apropriada da verdadeira Igreja de Deus.

Um certo julgamento deve ser administrado porque Jesus está no meio da Igreja (Apocalipse 1: 12-13), e Sua reputação e Sua glória estão em jogo de acordo com o que permitimos. Ele depende de Seu valor (Seu ministério) que está em Sua mão para executar julgamentos justos. Ele depende deles, como Seus instrumentos humanos, para guardar o caminho para o Paraíso de Deus (Sua Igreja) e manejar a espada da Palavra de Deus em amor e julgamento. Em certo sentido, através de nossa experiência de salvação que produz uma vida santa e nossa firmeza pela Sua verdade, estamos protegendo Sua reputação e mantendo a Igreja limpa. Somos Seu exército, Seus servos, Seus santos, Seu ministério, Seus missionários ou Seus obreiros evangélicos. O que nós somos é para Ele e para a Sua glória.

Nos capítulos dois e três de Apocalipse, vemos que, se permitimos certas coisas sujas em Sua presença, nos tornamos culpados da imundície que permitimos e nos tornamos um com o espírito de Jezabel. Isso infringe a Sua glória. Temos que lutar valentemente pela glória de Deus. Isto significa que quando há algo em nós que precisa ser cortado, temos que cortá-lo para a Sua glória, para que Ele receba de nós a glória como Sua Igreja tendo Ele no meio.

O primeiro selo:

Apocalipse 6: 1-2

Apocalipse 6:1 E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.

Apocalipse 6:2 E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.

A abertura real deste selo foi o dia de Pentecostes, quando a Igreja, ou o Reino de Deus veio com poder no início do dia do Evangelho. A fundação foi posta para ganhar a vitória sobre tudo o que viesse contra a Igreja individualmente ou coletivamente. Nós fomos projetados para obter a vitória completa todas às vezes. Esta não é uma salvação fraca de cair no pecado. Somos “mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Rom 8:37).

O arco é o arco-íris – todas as promessas de Deus ou Sua santa Palavra. Permanecendo em Sua Palavra, nós conquistamos. É o nosso “arco de guerra” (Hab. 3: 8-9; Zac. 10: 3-4; Jer. 50:14). “Porque as armas da nossa milícia não são carnais.”

A coroa significa poder. Branco significa pureza e santidade. O cavalo é branco porque está conquistando, mantendo-se sem mancha do mundo. Ele se dirigiu diretamente para frente e hoje ele ainda está se avançando.

Jesus estava sentado no cavalo branco? Alguns dizem que o cavaleiro do cavalo branco era Jesus. Mas então teríamos que descobrir quem eram os cavaleiros nos outros cavalos (amarelo, avermelhado e preto). Não podemos determinar com precisão um certo homem que estava sentado em qualquer um dos outros cavalos (como um certo papa). Temos que olhar o cavalo e o cavaleiro como um símbolo no total. Representa a Igreja no tempo da manhã, conquistando e militando contra todo pecado. Portanto, a figura do cavaleiro branco representa você quando você foi salvo e você foi adicionado a todos os outros santos que montam este cavalo branco. Este é o retrato ou símbolo do cavalo branco.

Observe que foram as “quatro criaturas vivas” que mostraram essa visão. Esses seres vivos são o povo de Deus, Sua igreja. A igreja é necessária para revelar essas verdades. Da mesma forma, são os seres vivos que também expõem os falsos sistemas que se seguem nos selos de dois a quatro.

A primeira trombeta:

Apocalipse 8: 6-7

Apocalipse 8:6 E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.

Apocalipse 8:7 E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra; e queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.

30 d.C

Tempo vindouro

270 d. C

A apostasia

530 d. C

Espírito do Papismo

1530 d. C

Justificação pela fé

1730 d.C

Santificação completa

1880 d. C

A unidade da Igreja

1980 d. C

O tempo da restauração

Aqui temos um retrato da igreja vindoura (o mesmo período de tempo que o primeiro selo). O cavaleiro do cavalo branco nos foi revelado no primeiro selo; e agora temos uma imagem de uma trombeta tocando, e depois saraiva e fogo misturados com sangue que fez a terça parte das árvores e toda a grama verde queimar.

A semente semeada (a Palavra de Deus), como nas parábolas de Mateus 13, está produzindo saraiva e fogo misturados com sangue, e destinada a conquistar aqueles que recebem o evangelho. O que é essa Palavra de Deus que ajudará as pessoas a conquistar tudo? Ele disse que é “saraiva e fogo misturados com sangue”. Uma tempestade de saraiva chamará a atenção das pessoas; o fogo espanta; o sangue é alarmante. Aqui ele traz os três juntos. É disso que esta semente consiste. É por isso que você pode fazer o que faz, que é CONQUISTA! A fórmula mais poderosa que já existiu é saraiva, fogo e sangue. Isso foi lançado a terra, causando que árvores e vegetação queimem.

O que não são árvores, árvores da justiça? Por que queimar árvores e vegetação? Muitos fizeram bem sendo judeus. Eles oraram e jejuaram, e foram muito dedicados a Moisés. Mas quando Jesus veio, nem todos receberam a Ele e ao Seu evangelho. Mesmo assim, todos tiveram que lidar com a pregação da Palavra de Deus, como é o caso até hoje. Será uma “fragrância da vida” ou um “cheiro de morte” para todos. E quando a saraiva e o fogo se misturaram com sangue – o evangelho veio até eles, a boa experiência que eles poderiam ter tido foi queimada porque eles não queriam andar na luz. Sua luz se tornou escuridão.

João Batista estava tratando com muita vegetação e muitas árvores. As pessoas valorizavam muito o fato de serem boas árvores e boa vegetação porque eram filhos de Abraão. Mas seu passado não era mais válido, porque o Senhor Jesus Cristo apareceu em cena. Eles tiveram que aceitar a Cristo para não serem queimados. Graças a Deus nem todas as árvores foram queimadas. Paulo andou na luz. Quando Jesus se revelou a Paulo no caminho de Damasco e o derrubou, ele estava disposto a seguir o Senhor.

João 15:22 fala sobre árvores e vegetação (pessoas) e sua responsabilidade de andar em nova luz. “Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.”

Isaías 40: 6-8 trata da vegetação que representa as pessoas. “Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva (certamente erva ou vegetação é povo) e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”.

Nós ficamos de pé ou caímos de acordo com a nossa resposta à Palavra de Deus. A fórmula é:

Saraiva Água tipifica a Palavra de Deus (Is. 55: 10-11, Deuteronômio 32: 1-2), e saraiva é a Palavra dura e sólida, ou a verdade. (“E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.” Isa. 28:17);

Fogo O Espírito Santo e da Palavra de Deus (“esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” Lucas 3:16 . “Porventura a minha palavra não é como o fogo?” Jer. 23:29);

Sangue O sangue de Jesus, que nos redime ou nos condena. “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.” Apocalipse 12: 1-2.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo produziu aquela mulher que estava vestida do sol (o evangelho) e estava de pé na lua (a lei e as profecias do Antigo Testamento). A lua reflete a luz do sol. (He. 8: 5, 10: 1-2) A lei estava antecipando a Cristo e a luz de Sua luz – 2 Ped. 1:19: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva (Cristo) apareça em vossos corações.”

Nem todo mundo pode ficar de pé na lua e vestir o sol. É preciso ser verdadeiramente redimido de todo pecado e seguir o cordeiro para fazer parte dessa mulher, que representa a esposa de Cristo, Sua Igreja.

Ela estava com dores. Ela queria filhos uma criança do sexo masculino. O dragão (paganismo) sabia disso e esperava devorar a criança assim que nascesse. Deus tinha um ministério capaz que poderia, através da Palavra e do Espírito, aprisionar aquele dragão.

Em Apocalipse 12: 1, as doze estrelas não significam precisamente os doze Apóstolos (e, além disso, havia mais de doze no tempo da igreja primitiva). Refere-se a todo o ministério de todo o Dia do Evangelho. Doze é um número de perfeição e totalidade, e aqui simplesmente significa o ministério completo.

A montanha queimando com fogo em Apocalipse 8: 8 é também uma figura da Igreja vindoura, que estava cheia do Espírito Santo e poder. O fogo do Espírito Santo e a Palavra de Deus estabeleceram uma montanha.

Houve um terremoto uma grande sacudida espiritual no período da manhã (mas o Apocalipse, em seguida, lida principalmente com os dois terremotos na noite do Dia do Evangelho). Os julgamentos da Palavra de Deus que agitam a alma produzirão convertidos a Cristo do judaísmo e do paganismo, e eles sairão como resultado desses terremotos e tomaram seus lugares no corpo de Cristo.

O primeiro selo e a primeira trombeta referem-se à igreja no tempo vindouro.

Share this post

Deixe um comentário