Artigos

Soando a sétima trombeta

Nós enfaticamente acreditamos e proclamamos que estamos vivendo no tempo da “quebra do silêncio” (Apoc. 8:1) e do soar da …

Nós enfaticamente acreditamos e proclamamos que estamos vivendo no tempo da “quebra do silêncio” (Apoc. 8:1) e do soar da sétima trombeta (Apoc. 11:15-19), a última da série de sete trombetas do Apocalipse. Nós nos alegramos porque a verdade deste “tempo noturno” está sendo novamente tocada claramente em toda sua pureza e poder para reunir a Deus Sua gloriosa noiva, a igreja de Deus. É hora de cada um dos filhos de Deus ouvir e obedecer, em plenitude, à preciosa Palavra de Deus.

Estamos gratos pela fidelidade do Irmão D.S. Warner e nossos irmãos pioneiros para “clamam em voz alta e não poupam.” Eles ergueram um grande som de trombeta. Esta foi a sexta trombeta e sinais e maravilhas seguiram a mensagem. Estes pioneiros não estão mais entre nós para fazer este poderoso trabalho, e desde o início do século XIX temos visto uma “tonificação” da mensagem da igreja de Deus, uma deriva para a mundanização e a governabilidade do homem, um declínio na espiritualidade profunda, uma morte espiritual e insensibilidade, uma perda do zelo evangelístico, e uma crescente dependência da compreensão intelectual da doutrina, até mesmo dependência da herança e tradição para dar credibilidade como sendo a verdadeira igreja de Deus.

Queremos dizer aqui que Deus escolheu o Irmão Warner e outros de seu tempo para serem reformadores. Ele lhes deu o evangelho, em pureza, como Ele fez com a igreja nos tempos apostólicos. Apreciamos a mesma verdade – justiça, inteira santificação (com uma purificação), cura física divina, unidade do povo de Deus em um só corpo, separação do mundo e da Babilônia, nenhum adorno exterior mundano, nenhum casamento duplo, as ordenanças, vida santa, julgamento eterno, céu e lago de fogo.

Sejamos claros – o som desta sétima trombeta não está mudando a mensagem ou a doutrina da igreja de Deus. Está soando com o poder do Espírito Santo a mesma mensagem do tempo apostólico e a mesma mensagem pregada com tanto poder e convicção no início deste “tempo noturno.” É necessário que seja assim, pois sabemos que houve uma grande queda, um grande “silêncio” e que o amor de muitos é frio. É preciso que haja uma mensagem agitada do céu para o nosso tempo, os momentos finais deste mundo, e a mensagem da sétima trombeta é a mensagem.

Deus não tolera mais as condições sombrias que têm sido tão comuns ao redor e entre nós e está chamando por um Espírito Santo vivificante e despertador; um tempo de sondar Seu julgamento agora, neste tempo presente.

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.” Rom. 1:18.

Ele nos chama a ser a igreja de Deus no sentido apostólico, não apenas no nome, mas na realidade e no poder. O soar da sétima trombeta vai realizar isto.

Deixe as escrituras resolverem o assunto. Deus não vem para uma igreja derrotada, dividida, impotente, espiritualmente esfarrapada. Ele está vindo para uma igreja gloriosa, “sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Ver Ef. 5:26-27. “Quando o Senhor edificar Sião [Sua igreja], aparecerá na sua glória.” Sal. 102:16. Se você está se associando a um grupo manco e manchado como descrito acima, é hora de fugir das ruínas. Quando nós, individual e coletivamente, voltarmos a Pentecostes para encontrar e obter ali a fonte de poder da igreja de Deus, começaremos a ser o que Deus fez nossa responsabilidade de ser e nos prepararmos para a Sua vinda em breve.

Ouvimos alguns dizerem que não podemos esperar que Deus trabalhe neste dia mau e sombrio como Ele fez anteriormente. A tais dizemos que embora este seja um dia escuro do pecador e apóstata, é um dia brilhante e poderoso para aqueles que caminham com Deus e se relacionam com ele nesta noite de luz e verdade. Na verdade, “Ele é exatamente o mesmo hoje.”

Existem indivíduos que insistem que a sétima trombeta e a última trombeta (que soará na vinda de Cristo) são idênticas. Isto não pode ser. Não há nada nas escrituras que una essas duas trombetas. Sim, nós acreditamos no soar da última trombeta, mas negamos enfaticamente que a última trombeta é todo o mesmo e um só com a sétima trombeta mencionada no Apocalipse, que completa a série do último livro do Novo Testamento.

Vamos raciocinar juntos, o último trunfo sinaliza o fim imediato da terra, quando o tempo não será mais. “Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tess. 4:15-17. Neste momento, até mesmo os elementos derreterão e o tempo não será mais. “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grandeestrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.” 2 Pedro. 3:10

Contraste Apocalipse 11:15-19 onde a sétima trombeta é profetizada.

15. E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

16. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,

17. Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.

18. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

19. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

Observe que depois dos sons da sétima trombeta, há (vs 19) relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e grande granizo. Se a sétima trombeta é a última trombeta do 1 Tess. 4:16 e a terra já estiver derretida (2 Ped. 3:10), junto com os elementos, onde vamos ver este relâmpago, ouvir o trovão, sentir este grande terremoto, ou experimentar este grande granizo? Reconhecemos que certamente não haverá necessidade deste fenômeno no céu ou no lago de fogo. Reconhecemos também que o livro do Apocalipse é um livro de símbolos e que estes símbolos acabam de ser mencionados representam a transmissão e recepção da verdade divina neste tempo de julgamento preliminar, antes do julgamento final. Este é o tempo dos mortos espiritualmente (vs 18) que devem ser julgados. Os santos estão recebendo ricas recompensas em sua fidelidade espiritual e muitas “nações” estão iradas (vs 18) porque sua verdadeira condição espiritual é exposta. O templo (igreja) de Deus é novamente revelado (v. 19) com glória. A “arca do testamento” é Sua lei espiritual, vida, alimento e presença revelada nela.

Talvez os símbolos espirituais do Apocalipse 11:19 precisem de explicação. Novamente, quando o templo de Deus (igreja de Deus) foi aberto no céu (ou simplesmente, revelado), houve vozes. Estas são as vozes de que se fala em Isa. 58:1, “CLAMA em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.” Vemos também o símbolo “relâmpago.” Isto significa simplesmente a revelação da luz espiritual. O Salmo 97:4 diz: “Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu.” A seguir, o símbolo dos trovões. Isto é simplesmente o som ou a profecia de profecias. Apocalipse 6:1 diz: “E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.” Também, vemos o símbolo do terremoto. Isto significa simplesmente tremor espiritual (Heb. 12:25-28) ou despertar, como em Pentecostes. Também temos o símbolo do granizo. Sabemos que a água é frequentemente usada nas escrituras para significar a Palavra de Deus. Aqui a temos em forma sólida (a sólida Palavra de Deus) que desce do céu. Em Isa. 28:17 lemos: “e a saraiva varrerá o refúgio da mentira.”

É a mentira, o engano e a deriva babilônica que a luz, os trovões e o granizo estão descobrindo e revelando neste sétimo toque de trombeta. Estamos muito gratos pela atual reunião do povo de Deus, pelo som de Sua mensagem divina de verdade neste tempo e pelo poder glorioso de Deus que se manifesta no meio de Seu corpo.

Sejamos fiéis para tocar a trombeta em voz alta no espírito de Deus até que todo espírito pecador, preguiçoso, apóstata e morto da Babilônia se revele e trema no terrível e maravilhoso toque de trombeta do julgamento da Palavra eterna de Deus, que reúne, aperfeiçoa e purifica Sua gloriosa noiva para Sua próxima vinda. Ouçam o som da trombeta!

Leave a Comment